03 maio 2007

Google - GTalk

Google Talk (GTalk ou Gtalk) é um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pelo Google, baseado no protocolo aberto Jabber. O Google Talk beta foi lançado dia 24 de Agosto de 2005.
Com uma interface simples, o Google Talk traz o básico dos recursos de mensagens instantâneas de texto e papo por voz. Tornando-se conhecido por sua versão de lançamento pesar menos de um MB. O programa também funciona como notificador de novos e-mails em contas do GMail. Para utilizar o Google Talk é preciso ter uma Conta Google.
O Gtalk foi incorporado ao Gmail e é possível utilizar o comunicador pelo navegador, porém sem as funções de comunicação por VoIP. As conversas ocorridas dentro do Gmail podem ser salvas em históricos on-line no próprio Gmail.

Google Talk Gadget

A partir de 14 de Março de 2007 , o Google Talk deixou de ser desenvolvido, e foi criado o Google Talk Gadget. O Google Talk Gadget é o Google Talk no browser, podendo ser adicionado à sua própria webpage ou à sua página personalizada do Google. O Google Talk Gadget tem as mesmas funcionalidades do que o Google Talk, como: VoIP, envio de ficheiros user para user...

Mensagem de voz e envio de arquivos

Em 28 de julho de 2006 foi implementado um sistema de mensagem de voz que permite envio de mensagens de voz por e-mail num arquivo MP3 de até dez minutos. Junto dele, o Google também inseriu no programa uma funcionalidade há muito esperada: o envio de arquivos de usuário para usuário.

Nenhum comentário: