20 abril 2007

O Gmail (também GMail ou Google Mail) é um serviço gratuito de e-mail criado pelo Google em 2004. Atualmente novos cadastros são a bertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, dia das mentiras, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade.

Tal serviço de e-mail revolucionou os demais já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1Gb de espaço de armazenamento. Yahoo! e Hotmail, que ofereciam 6Mb e 2Mb, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrerem comercialmente. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos por todo o mundo.

Exatamente por causa disso e para manter o recurso de oferecer mais espaço que a maioria dos provedores, no dia primeiro de abril de 2005 o sistema começa a aumentar o espaço de armazenamento, numa campanha chamada infinito +1, atualmente oferecendo mais de 2.8Gb e aumenta em média de 4 bytes por segundo (345KB Médio por dia ~ 124MB por ano).

A novidade mais recente foi a incorporação do Gtalk no Gmail, e a abertura de novos cadastros para todo o público (e não somente pelo sistema de convites, como era anteriormente).


Publicidade e Privacidade

Da mesma forma que os congêneres, o financiamento do Gmail é feito por publicidade: pequenos anúncios de texto pagos por empresas ou pessoas interessadas em anunciar os seus produtos. Os links de publicidade são mostrados de forma relevante, ou seja, apenas os que contém algum assunto relacionado com o que está escrito no e-mail é mostrado. Muitas vezes esses links publicitários também não aparecem, por não parecerem relevantes a nenhum anúncio registado.

Isso tem sido fruto de muita discussão e polémica desde antes de ser lançado. O Google garante privacidade pela sua Política de Privacidade, mas, como o sistema analisa o conteúdo automaticamente das mensagens para exibir publicidade de acordo com os assuntos mencionados na correspondência electrónica existe o receio de tais informações serem armazenadas num banco de dados para posterior envio de spam, ou mesmo com fins de espionagem.

O utilizador interessado em manter a ligação permanentemente criptografada só precisa aceder ao Gmail pelo endereço https://gmail.google.com.


Funções Especiais

O Gmail apresenta uma série de funções especiais para facilitar a vida de quem usa e-mail. Alguns conceitos já usados por outros programas foram atualizados e personalizados pela equipe do Gmail, tornando este último uma das melhores ferramentas de e-mail disponíveis na internet.

Visualização de Conversas

A principal inovação desse serviço, frente aos outros, é o método com o qual os e-mails recebidos são organizados, denominado pelo Google de "Visualização de Conversas". Esse método consiste em mostrar todas as mensagens relacionadas com um assunto específico em uma única janela, de uma maneira escalonada, isso é, fica uma mensagem "acima" da outra, conforme a ordem cronológica de envio.

Marcadores (Labels)

Com o conceito de "não classifique, pesquise". No Gmail você não precisa criar pastas para organizar as suas mensagens. Basta "colar" um marcador na mensagem. Este conceito permite uma organização mais elaborada, uma vez que uma determinada mensagem pode ter vários marcadores. Isso só seria possível com pastas se mantivéssemos uma cópia da mensagem em cada pasta. Cada mensagem pode receber mais de um marcador.

Disco Virtual

Dado o grande espaço de armazenamento, e o espaço permitido para anexos (10MB por mensagem), existem ferramentas (como o GMail Drive, para Windows ou o GDisk, para Mac OS X) que possibilitam utilizar a conta do serviço como se fosse um disco virtual. Tais recursos, por se tratarem de um serviço "alternativo", podem deixar de funcionar inesperadamente.


Há também uma extensão para o navegador Mozilla Firefox que permite gerenciar o Gmail como um disco virtual (inclusive no Linux), a mesma pode ser encontrada no seguinte endereço: https://addons.mozilla.org/firefox/1593/ Para usar tal extensão leia: http://vivaotux.blogspot.com/2006/04/usando-o-gmail-como-disco-virtual.html.

RSS Integrado

Já disponível no idioma português, além do inglês. Os RSS são mostrados em forma de "WebClips", ordenados numa lista de arquivos do tipo XML a qual já vem com alguns arquivos por default, porém, por ser definida pelo usuário à seu gosto, além de contar com um sistema de busca específico para isso. Mais informações aqui.

Grupos

O Gmail facilita e muito a separação de grupos de e-mails. Inicialmente, são criados dois grupos que não podem ser apagados: "Todos os e-mails" e "E-mails utilizados frequentemente". Existe também a possibilidade de criar grupos personalizados, que agora estão disponíveis no idioma português, anteriormente os usuário que gostariam de usar este serviço teriam que mudar o idioma para "English(US)". O objetivo desses grupos personalizados é criar seus próprios grupos para facilitar o envio específicos para determinadas pessoas. Por exemplo, no grupo "Faculdade", você coloca todos os e-mails dos colegas de faculdade e quando precisar se comunicar com eles, não precisa ficar selecionando quem é ou não dessa seleção.

Google Chat - um Gtalk integrado

Funciona basicamente como o software Google Talk, porém integrado ao Gmail, ou seja, não é necessário instalar no computador. Desta forma, nas redes onde o acesso à esses programas forem bloqueados, você poderá usar o seu Instant Messaging de qualquer lugar. O Google chat inclui ainda uma função que salva os históricos das conversações de chat automáticamente numa pasta chamada "Chat".

Filtros para mensagens

Na caixa de entrada do gmail há um campo para buscas, você pode usar neste campo operadores como:




Nenhum comentário: