22 abril 2007

Japão: Robô humanóide obtém primeiro emprego como recepcionista


Tóquio, 13/12 - O robô humanóide Asimo, que nos últimos cinco anos tem sido exibido como símbolo das proezas tecnológicas do Japão, vai ter o seu primeiro emprego como recepcionista, anunciou hoje a construtora de automóveis Honda.
Usado até agora apenas em demonstrações pelo mundo inteiro, este robô de 1,30 metros de altura e 54 quilogramas de peso, vai acolher visitantes e servir-lhes café num escritório da Honda em Wako, nos arredores norte de Tóquio.
"As capacidades do Asimo só eram utilizadas no passado para entreter e divertir o público num palco", explicou, em conferência de imprensa, Satoshi Shigemi, responsável pelo desenvolvimento do robô na Honda.

"O novo Asimo pode trabalhar como recepcionista ou agente de informação", acrescentou, indicando que o robô é agora capaz de guiar convidados até uma sala de reuniões, servir bebidas ou empurrar um carrinho com uma carga de até dez quilos.

Além disso, o robô, que parece uma criança vestida com um fato-macaco branco de astronauta, desloca-se agora duas vezes mais depressa, a 6 kms/hora, e pode correr descrevendo círculos ou ziguezagues.
A Honda prevê fabricar mais exemplares do robô para os utilizar noutros escritórios, ou alugá-los a empresas por 20 milhões de ienes (140.000 euros) por ano.
O Asimo não é o primeiro robô japonês com uma aplicação útil. Outros protótipos, usados nomeadamente para vigilância na exposição universal de Aichi, são capazes de detectar um ser humano a 50 metros de distância, mesmo de noite, e recolher pacotes suspeitos para os depositar em locais seguros
http://world.honda.com/ASIMO/

Nenhum comentário: