18 junho 2007

NanoBook

A Via Technologies apresentou, esta semana, seu modelo de computador ultraportátil, o NanoBook.
O equipamento pesa 850 gramas, possui teclado completo e tem tela de 7 polegadas.
Segundo a Via, o NanoBook pode rodar Windows Vista ou XP e realizar qualquer tarefa feita por um PC.
O processador da máquina é o VIA C7-M, de baixa voltagem e velocidade de clock de 1.2GHz. A fabricante afirma que o NanoBook pode tem autonomia para funcionar por até 5 horas sem ter a bateria recarregada.
O ultraportátil sai de fábrica com memória RAM de 1GB, duas portas USB, e placa para conexão WiFi, além de permitir conexão Bluetooth e oferecer uma porta DVI. O usuário pode escolher HD de 30 GB ou 60 GB.
A Via ainda não divulgou preços para o mercado brasileiro. Em Taiwan, o produto é oferecido por US$ 600 em sites de comércio eletrônico.


05 junho 2007

Phishing

Você é curioso, carente, desinformado ou adora levar vantagem? Então você é uma vítima perfeita para um golpe de Phishing.

Phishing é um tipo de fraude eletrônica projetada para roubar informações valiosas particulares. Em um phishing (também conhecido como phishing scam , ou apenas scam), uma pessoa mal-intencionada envia uma mensagem eletrônica, geralmente um e-mail, recado no site Orkut ("scrap"), entre outros exemplos.
Utilizando de pretextos falsos, tenta enganar o receptor da mensagem e induzi-lo a fornecer informações sensíveis (números de cartões de crédito, senhas, dados de contas bancárias, entre outras) ou baixar e executar e arquivos que permitam o roubo futuro de informações ou o acesso não autorizado ao sistema da vítima .(Via Wikipedia)
Para conseguir dinheiro fácil, os mal-intencionados da rede só precisam de uma história convincente para fazer com que a vítima clique num link que acompanha a mensagem. Pronto! Quando o internauta segue a sugestão, com a intenção de "aproveitar essa oportunidade imperdível", instala involuntariamente em seu computador um programa que pode desativar softwares de segurança, apagar arquivos ou até roubar as informações do micro - agora infectado.

Para o pessoal que adora um Top 10, aí vai uma lista do Pc World de golpes brasileiros mais comuns:

1) Você está sendo traído: Realmente , as pessoas não confiam muito em seus parceiros. Os anos passam, mas ainda tem gente que acredita nessa mensagem e clica no link "para as fotos com a traição".

2) BBB: O Big Brother Brasil é uma fonte de mulheres bonitas para as revistas masculinas e de iscas de phishing. Não acredite em mensagens do tipo "veja as fotos proibidas de Íris", "imagens inéditas da Grazi" ou "parabéns, você foi sorteado".

3) Vídeos eróticos de celebridades: "Cenas tórridas de Daniella Cicarelli", "vídeo de Juliana Paes", "imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado". São iscas que geram muito cliques em links para programas espiões.

4) Piada do Humor Tadela/ Charges.com.br: Com o objetivo de rir um pouco , muita gente acredita nos e-mails que usam indevidamente os nomes desses populares sites de piadas para instalar programas espiões.

5) Cartão virtual: "Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual." Assim começa um phishing muito popular. Clicou, dançou.

6) Tragédias: Isso mesmo. Criminosos não têm escrúpulos. Massacre nos Estados Unidos , morte da Kelly Key, acidente aéreo com centenas de mortes, criança assassinada brutalmente, tudo é isca para eles.

7) Conta telefônica que não foi paga: Que conta é essa que eu não paguei? Vou clicar para ver do que eles estão falando... Nem pense nisso! Muitas mensagens chegam com textos sobre contas da Vivo, Embratel e Tim, entre outras, para convencê-lo a clicar. É roubada.

8) Sua compra foi concluída: O nome da loja varia. Pode ser Americanas.com, Submarino, Fnac ou outra qualquer. Mas todos os golpes nesse estilo afirmam que sua conta foi concluída e exibem links para que você confira. Tudo para te pegar.

9) Serasa /SPC: Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa. Não caia nessa.

10) Sua conta do Orkut será cancelada: "Mas eu não fiz nada de errado!" Mesmo que você tenha aprontado muito no Orkut, não acredite nas mensagens que afirmam que sua conta será encerrada. O Orkut não fica mandando emails ameaçando ninguém.

Mesmo sabendo que quem cai nesse tipo de golpe não vai ler isso aqui, fica o alerta:

Receita Federal , Bancos, Serasa, Justiça Eleitoral, Cartórios, (etc...), não mandam e-mails pedindo seus dados ou enviando formulários de cadastro. Ah, e pára de acreditar em coisas que vêm de graça em e-mails de gente que você nem conhece.

01 junho 2007

Aumente a velocidade do navegador


Os browsers Firefox e Internet Explorer vêm configurados, por padrão, para conexões dial-up (discada). Se você usa conexão banda larga (ADSL, cabo, etc), é possível acelerar significativamente sua navegação pelos mares virtuais. Basta alterar algumas poucas configurações. Veja:


Firefox:

1. Digite na barra de endereço about:config;
2. Em seguida, digite a palavra ''network.http'' (sem aspas), no campo "Localizar Nome";
3. Duplo clique em network.http.pipelining para marcar a opção TRUE;
4. Duplo clique em network.http.pipelining.maxrequests e edite o valor para 10;
5. Reinicie o seu browser e curta a navegação mais rápida!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Internet Explorer:

1. Vá em Iniciar/Executar e digite regedit;
2. Selecione HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft;
3. Selecione Windows/Current Version/Internet Settings;
4. Duplo clique em MaxConnectionsPer1_0Server e MaxConnectionsPerServer;
5. Altere o valor atual para 10 (DECIMAL);
6. Feche o Regedit e reinicie o browser. Pronto!

Não consegue achar os valores (MaxConnectionsPer1_0Server / MaxConnectionsPerServer) no seu registro? Entre no site da Microsoft http://support.microsoft.com/kb/305217/pt-br para saber mais.


Observação 1: "Pela Microsoft" O uso incorreto do Editor do Registro, ou outro método, pode causar sérios problemas, que talvez exijam a reinstalação do sistema operacional. A Microsoft não garante que os problemas resultantes do uso incorreto do Editor do Registro possam ser solucionados. A modificação do Registro é de sua responsabilidade.

Observação 2: "Pelo Pau no micro" Mesmo depois de ler tudo (inclusive as insformações no suporte da microsoft), ainda está com dúvidas? Então feche esta janela e vá procurar alguma outra coisa mais fácil para fazer (tente alguma atividade manual para esquecer o que leu aqui).